Uma série de sementes e grãos sem glúten são a alternativa perfeita para substituir o trigo no café da manhã e também em todas as refeições!
1. Amaranto
O amaranto é uma das sementes freqüentemente incluídas nas listas de grãos sem glúten. É uma semente originária do México e era a base alimentar dos Astecas e dos Maias. Amaranto possui uma proteína completa e é rico em ferro, cálcio e fibras. O amaranto pode ser usado inteiro ou em forma de farinha.
2. Trigo Sarraceno
O trigo sarraceno é outra semente que tratamos como um grão sem glúten; É um parente do ruibarbo e azedinha. Contém manganês, cobre, magnésio, fibra alimentar e fósforo. O trigo sarraceno pode ser torrado ou utilizado cru, usado na forma de grão inteiro ou como farinha.
3. Milho / Polenta
Nós consumimos milho de muitas maneiras, mas uma das formas mais populares é usá-lo como um grão. Os grãos de milho são secos e moídos formando um farinha, ou polenta, dependendo do método utilizado. Há muita controvérsia em torno da diferença entre farinha de milho e polenta, mas todos são grãos sem glúten.
4. Painço
Painço é outra semente que consumimos como um grão. É rico em fibras, ferro, vitaminas B, manganês, fósforo e magnésio. Também é altamente alcalino, o que o torna fácil de digerir.
5. Aveia
A aveia é um grão de cereais. Sua casca não é comestível, seus grãos são cozidos no vapor ou assados em um forno para acentuar seu sabor. Finalmente, a aveia é moída para produzir flocos. Nem toda a aveia é isenta de glúten, pois podem ser processadas em instalações que também produzem trigo, por isso certifique-se de comprar apenas aveias que são rotuladas sem glúten.
6. Quinoa
Quinoa é um alimento antigo dos Andes, é uma proteína completa, pois fornece todos os nove aminoácidos essenciais necessários para a boa saúde, razão pela qual algumas pessoas chamam-o de superalimento. Quinoa pode ser consumido como um grão ou moído em farinha para ser usado em assar ou fazer macarrão sem glúten.
7. Arroz
O arroz é um grão de cereais, cultivado em todo o mundo para alimentar bilhões de pessoas. O valor nutricional do arroz pode variar significativamente, dependendo do tipo de arroz, as condições do solo onde ele é cultivado, e como ele é processado e cozido.
8. Sorgo
O sorgo é um cereal que tem sido cultivado na África por mais de 4.000 anos; É rico em fibras, ferro e proteínas. É muitas vezes transformado em adoçante, atualmente está se popularizando como uma farinha sem glúten. Também pode ser preparado como pipoca!
9. Teff
Um grão antigo, cultivado na Abyssinia, Etiópia e na Eritreia há milhares de anos. Sua aplicação mais utilizada, é moído em forma de farinha. Teff é o menor dos grãos, ele é 100 vezes menor que um grão de trigo. É rico em cálcio, proteína e fibras.
10. Arroz Selvagem
O arroz selvagem não é realmente um arroz, mas sim uma semente. É cultivado na Califórnia, Minnesota e Wisconsin. O arroz selvagem é um alimento que sofre um trabalho intensivo para crescer; É rico em fibras, folato, magnésio, fósforo, manganês, zinco, vitamina B6 e niacina.
Fonte: thekitchinn
Muito boa explanação