Se você quer consumir um produto 100% isento de agrotóxico, escolha o orgânico. Esse tipo de alimento é cultivado de forma sustentável, ou seja, sem agredir o meio ambiente, e não contem aditivos químicos. Isso não acontece com os produtos tradicionais. Por exemplo, o tomate convencional recebe 36 pulverizações de fertilizantes até amadurecer.
Mesmo tendo conhecimento disso, muitos consumidores optam por comprar o alimento tradicional, já que os preços são mais baixos. O orgânico demora mais para maturar, porque não recebe catalisadores que aceleram esse processo. Como resultado, chegam a custar até 20% mais nos supermercados.
Se você optar pela compra do alimento convencional, é importante saber algumas dicas para minimizar os efeitos da presença dos agrotóxicos. A ingestão deles de forma frequente pode acabar contaminando o organismo.
O especialista em higiene de alimentos Roberto Figueiredo, também conhecido como Dr. Bactéria, afirma que a maioria desses conservantes pode ser retirado com uma lavagem rigorosa. Saiba como:
Retire os ingredientes da embalagem e transfira-os para sacos plásticos transparentes.
Leve para refrigeração por pelo menos duas horas.
Após esse período e, com o alimento ainda refrigerado, lave com água corrente.
Para vegetais e frutas que são ingeridos com a casca, você deve preparar uma solução de uma colher de água sanitária (não odorizada e de boa procedência) em um litro de água e mergulhá-los por cinco minutos. Depois, enxague em água potável.
Se os vegetais forem descascados antes de consumidos, lave em água potável corrente.
Atenção: mesmo os alimentos orgânicos, que são livres de agrotóxicos, precisam ser higienizados. Afinal, você pode ingerir impurezas se não tomar os devidos cuidados.
Fonte: Portal Vital