Esta exótica e saudável receita de hambúrguer voltada para vegetarianos e veganos (pessoas que não consomem produtos de origem animal) foi criada pela chef Deborah Gray. Além da saborosa lentilha, o prato leva a hiperproteica quinoa e molho de manga. A sugestão está no livro “500 Receitas Vegetarianas” (Marco Zero, 2012).
Hambúrgueres de lentilhas e quinoa com molho de manga
Estes hambúrgueres de lentilhas e quinoa têm uma boa textura e ficam deliciosos em um pãozinho integral ou servidos no prato com o molho e uma salada verde. São bastante delicados para manusear, mas ficam firmes se resfriados antes de cozinhar.
- 200 g de lentilhas verdes ou marrons
- 125 g de quinoa
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 cebola pequena bem picada
- 1 cenoura pequena bem picada
- 2 colheres (chá) de cominho em pó
- 40 g de farinha de rosca
- 2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
- 3 colheres (sopa) de purê de tomate
- 1 colher (sopa) de shoyu
- 1 colher (sopa) de levedura nutricional
- 2 colheres (sopa) de creme de amendoim
- sal marinho e pimenta-do-reino
- fubá ou aveia para cobrir
- azeite para fritar
para o molho de manga
- 1 manga descascada e picada
- 1 pimentão verde médio sem semente e picado
- 1 cebola pequena cortada em fatias finas
- 1 pimenta japaleña cortada em fatias finas
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 1 colher (sopa) de suco de abacaxi ou de laranja
- sal marinho e pimenta-do-reino
- coentro fresco picado para decorar
Coloque as lentilhas e a quinoa em uma caçarola com água fervente, diminua a chama e cozinhe em fogo brando por aproximadamente 20 minutos, até amaciarem. Escorra, deixe esfriar e passe por um espremedor de batata para desmanchar as lentilhas. Para fazer o molho, misture todos os ingredientes em uma tigela e reserve. Enquanto isso, aqueça o azeite em uma frigideira e refogue a cebola em fogo médio/alto por 5-7 minutos ou até amaciar. Junte as cenouras e o cominho e deixe no fogo por 2 minutos. Junte a mistura de lentilhas e quinoa com as cebolas e cenouras. Acrescente a farinha de rosca, a salsa, o purê de tomate, o shoyu, a levedura nutricional e o creme de amendoim. Amasse a mistura com as mãos até dar a liga e faça 8 bolinhos. Cubra cada um com um pouco de farinha de milho ou aveia. Resfrie, se desejar, até a hora de fritar. Para servir, aqueça 1 colher (sopa) de azeite em uma frigideira e frite os hambúrgueres em fogo médio/baixo, por 4-5 minutos até ficarem crocantes e dourados dos dois lados. Sirva com o molho de manga.
rende 4 porções
A loja Biomarket vende Quinua para esta receita de Hambúrguer vegano de lentilha e quinoa Compre aqui
Fonte: Livraria da Folha