Conhecida como capital gastronômica do Brasil, São Paulo ganha hoje a primeira loja da rede italiana Eataly na América Latina. O estabelecimento, que tem mais de 25 unidades no mundo, como em Nova York e Tóquio, une supermercado, restaurantes e escola de culinária, todos baseados no conceito de “slow food”.
Localizado no número 1.489 da Avenida Juscelino Kubitschek, o empreendimento de R$ 40 milhões tem área de 4,5 mil metros quadrados e dois subsolos de estacionamento, gratuito ao público. O espaço se divide em três andares para comportar 18 pontos de alimentação, um bar a céu aberto, 22 departamentos de mercado, uma sala de aula e cinco laboratórios.
O Eataly terá 7 mil itens alimentícios à venda e mais de 800 rótulos de vinho. Estarão nas prateleiras produtos como pães, frutas, verduras, legumes, massas, condimentos, doces, geleias, arroz, molhos, azeites, conservas, carnes, queijos, peixes, vinhos, cervejas, destilados, utensílios de cozinha e livros de culinária.
Entre os empreendimentos, estão a cafeteria italiana Lavazza, um quiosque da Nutella, a confeitaria, chocolateria e sorveteria Venchi, uma padaria de panini e focaccia, uma casa de carne, uma rosticceria, uma café vegano, uma pizzaria, um bar de frutas, um boteco gourmet, um restaurante de peixe e outro de massas. Por fim, no terraço da loja, haverá o restaurante Brace e uma cervejaria.
“Nosso objetivo é colocar produtos a preços acessíveis para que possamos atingir todas as faixas de renda” diz o CEO do Eataly, Luca Baffigo Filangieri.
Na pizzaria, por exemplo, a redonda individual deverá ser vendida por R$ 25. Já alguns rótulos de vinho poderão ser comercializados no mercado entre R$ 20 e R$ 40. O prédio do Eataly também contará com cinco laboratórios, onde serão produzidos mussarela, cerveja, pasta fresca, pães e doces.
Expansão prevista no Brasil
Com sua primeira loja aberta em 2007, em Turim, o Eataly é considerado o maior mercado de gastronomia e produtos italianos no mundo. Desde 2004, o grupo tem comprado ações no ramo de alimentos e bebidas.
O empreendimento em São Paulo é uma parceria entre o Eataly Italia (de Baffigo e Farinetti), com os norte-americanos do B&B Hospitality Group (dos chefs Mario Batali, Joe e Lidia Bastianich), com os irmãos Adam e Alex Saper e com o grupo brasileiro St. Marche.
“Neste momento, vamos nos concentrar somente em São Paulo. Mas, antes de expandirmos para a América Latina, seria interessante abrirmos uma filial no Rio de Janeiro e outra em Brasília” afirmou o CEO do grupo.
Para os que têm interesse em aprender mais sobre gastronomia, o primeiro andar da loja contará com uma sala de aula chamada La Scuola, que tem capacidade de 18 lugares. Lá, serão oferecidos cursos de culinária, degustações e jantares temáticos, além de servir de espaço para eventos corporativos.
Fonte: Zero Hora