A coxinha é sem dúvida um dos salgados preferidos dos brasileiros. Entre os veganos, provavelmente é uma unanimidade, especialmente se tiver recheio de jaca verde. Mas a iguaria, mesmo vegana, normalmente é frita e com massa de batata, uma combinação que não é muito saudável.
Nessa versão, a coxinha ganha ingredientes mais saudáveis e continua apetitosa como sempre, confira:
Ingredientes
- 1 xícara de batata doce cozida e amassada
- 1 xícara de grão-de-bico cozido
- 1 cebola picadinha ou ralada
- 1 xícara de shitake
- 2 dentes de alho picadinhos
- 2 colheres (sopa) de óleo de coco
- Salsinha e cebolinha a gosto
- Sal, azeite de oliva e pimenta-do-reino a gosto
- Farinha de linhaça dourada (para empanar)
Preparo
Massa:
Tire a pele do grão-de-bico, coloque-o numa tigela juntamente com a batata cozida e amasse até obter uma massa uniforme. Refogue a cebola no óleo de coco, em seguida adicione a massa, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino e misture bem.
Recheio:
Pique o shitake e reserve. Aqueça um fio de azeite e refogue o alho até dourar. Em seguida, adicione o shitake e a cebolinha-verde e refogue por alguns minutos.
Finalização:
Pegue porções da massa, formando uma bolinha. Nela, faça um buraco com os dedos, coloque dentro dele o recheio e feche, moldando em formato de coxinha. Passe na farinha de linhaça dourada e leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos ou até dourar e ficar crocante por fora.
Dica – Caso não goste, ou não encontre shitake em sua cidade, use o recheio de sua preferência. Algumas sugestões: “Carne” de Couve-Flor e Nozes, carne de soja, Carne de Jaca Verde, Legumes, Tofupiry, Carne de Caju, Palmito, entre outros.
Fonte: Cantinho Vegetariano