Ajudam a temperar alimentos e a diminuir o consumo do sal, mas os benefícios para a saúde das ervas e temperos são bem maiores.
São pequenas e poderosas, verdes e amigas da saúde. As ervas aromáticas são mais do que temperos ou substitutos do sal. São aliadas ao bom funcionamento do organismo e autênticos escudos de proteção contra as mais variadas doenças.
Alecrim – A sua ação antisséptica e anti-inflamatória ajuda a reduzir a pressão arterial e a preservar o fígado. De aroma suave e comum em chás, o alecrim ajuda ainda a combater a depressão e a reduzir os sintomas pré-menstruais.
Manjericão – Presente nas mais tradicionais pastas italianas, o manjericão tem um alto poder anti-inflamatório e antioxidante.
Salsa – Esta é uma das ervas aromáticas mais comuns na culinária portuguesa e talvez das mais poderosas também. Além de ajudar na menstruação, diz a publicação, a salsa é também boa para cuidar de problemas urinários e renais. E ainda ajuda a branquear os dentes.
Tomilho – Anti-envelhecimento e aliado no combate a problemas respiratórios.
Hortelã – Seja em refeições salgadas ou doces, a hortelã possui uma ação analgésica, estimulante, aromatizante, antioxidante e ajuda ainda a aliviar problemas digestivos.
Oregano – Esta é a erva que mais e melhor combate as bactérias inimigas do organismo. E ainda uma das mais versáteis para uso culinário.
Camomila – Calmante, antidiarreica, analgésica, antialérgica, anti-inflamatória, sedativa e diurética, diz a Exame.
Sálvia – Erva digestiva, diurética, hipoglicémica, antisséptica e antioxidante.
Fonte: Novos Rurais
Gosto deste site, informa bem os efeitos das plantas medicinais.
Gosto muito deste site. Informa bem sobre as plantas aromáticas.
Gostei muito das Informações sobre as ervas aromaticas e as utilidades para a saúde.