Demorei bastante para criar coragem de tentar fazer um risoto. Não sei porque tinha a impressão de que era muito difícil de acertar e que não ficaria bom. Ainda bem que resolvi “me meter” a experimentar, porque é um prato super fácil de fazer, que sempre fica gostoso e, o melhor, bonito.
As possibilidades são inúmeras, por isso é super fácil de agradar a todos. Este com aspargos fica leve e a pimenta rosa enfeita e empresta um leve aroma, sem deixá-lo picante. Excelente para acompanhar uma carne grelhada.
Ingredientes :
- 2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
- 1/2 cebola grande picada
- 3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
- 1/4 xícara de vinho branco (opcional)
- 2 1/2 xícaras de caldo de legumes quente
- 100g de aspargos frescos
- 1/2 colher de sopa de ervas finas desidratadas
- 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
- 1/2 colher de sopa de pimenta rosa
- Sal e pimenta do reino a vontade
Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola sem deixar dourar. Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que ele quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).
Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Quando sobrar mais ou menos 1 xícara do caldo, acrescente os aspargos cortados em pedaços (reserve as pontas), tempere com sal e pimenta do reino. Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo.
Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado e de metade da pimenta rosa. Misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto). Finalize os pratos com a pimenta rosa e as pontas dos aspargos para enfeitar.
Fonte : Cozinhando para 2 ou 1
Receita : Luciana Carpinelli